Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista graduada pela, Universidade Paulista UNIP,SP,Brasil.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Alimentação do Bebê até os 2 anos de vida - Parte I - Amamentação



Olá pessoal, esta semana darei início a uma série de artigos que tratam sobre o assunto da alimentação nos primeiros 2 anos de vida do bebê. 
Espero que gostem! Acompanhem e boa leitura!


Como o leite de mãe que consome uma dieta adequada é produzido apenas para atender às necessidades do bebê, a amamentação nos primeiros 6 meses de vida é fortemente recomendada. A maioria das doenças crônicas não contra indica a amamentação no seio materno.


A mãe deve ser encorajada a amamentar seu bebê imediatamente após o nascimento. Aqueles que se preocupam e aconselham os pais durante os primeiros dias do pós-parto devem se informar sobre os meios possíveis para dar esse suporte. Teoricamente, o aconselhamento e a preparação para a amamentação no peito materno começam nos últimos meses ou semanas de gravidez.


Durante os primeiros dias de vida, o bebê amamentado no seio recebe o colostro, um liquído amarelo, transparente, que atende às necessidades do bebê durante a primeira semana. Ele contém menos gordura e carboidratos, porém mais proteínas e maiores concentrações de sódio, potássio e cloro do que o leite maduro.


Para os bebês que forem alimentados com leite infantil em pó ao invés do leite materno, a fórmula deve ser misturada com água quente ou aquecida à temperatura corporal em banho-maria. O leite infantil em pó refrigerado pronto para consumir também precisa ser aquecido.


O aquecimento em forno de microondas não é recomendado em vista da possibilidade de queimaduras pela fórmula, se ela estiver muito quente ou aquecida de modo desigual.


Independente do bebê ser amamentado no peito materno ou com fórmula, ele deve ser segurado e aconchegado durante as alimentações. Uma vez estabelecido o ritmo de alimentação, os bebês se tornam agitados ou choram para indicar que estão com fome, enquanto, frequentemente, riem e dormem quando estão saciados. Os bebês , e não os adultos, devem estabelecer seus horários de alimentação. No início, a maioria dos bebês se alimenta em intervalos de 2 a 3h; mas em torno de 4 semanas de idade, a maioria se alimenta a cada 4h. Em torno dos 2 a 4 meses de idade, os bebês normalmente amadurecem o suficiente para permitir que a mãe omita as amamentações noturnas.


Fonte:  Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. KRAUSE 11º edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário