terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Alimentação do Bebê até os 2 anos de vida - Parte II - Desmame




Olá  pessoal !
Hoje venho mostrar para vocês o que é o desmame , qual sua importância na formação dos hábitos alimentares do seu filho e algumas dicas para um desmame saudável.
Desejo que gostem! foi feito com carinho para vocês, boa leitura!


O desmame é a transição da amamentação para a alimentação semi-sólida e sólida. Esse processo deve ser feito de modo gradativo, após os 4 ou 6 meses, dependendo da criança, pois com essa idade é que o sistema digestório está pronto para receber outros alimentos além do leite materno.


Cada criança reage de uma maneira diferente quando os alimentos sólidos são introduzidos. Umas se adaptam imediatamente e outras levam um tempo bem maior até aceitá-los. Não existem regras rígidas para encaminhar o desmame. O importante é que seja feito com cuidado, para que a criança adquira bons hábitos alimentares.


Comece a fazer o desmame pelos sucos e pelas papinhas de frutas. Os sucos devem ser oferecidos nos intervalos das mamadas, de preferência pela manhã e na quantidade que o bebê aceitar. Não é necessário adicionar açúcar, o melhor é habituar a criança com os sabores das frutas. Já as papinhas de frutas devem ser dadas a tarde. O tamanho da porção é o bebê que determina. Comece pela papinha e depois dê a mamada. À medida que o volume de frutas for maior, a criança deixará espontaneamente a mamada. Assim como acontece com os sucos, não é necessário adoçar as papinhas.


Duas semanas depois de introduzir as frutas, é o momento de oferecer as papas salgadas. O ideal é começar pelo almoço, e só depois que a criança já estiver substituindo a mamada desse horário é que se deve dar a papa do jantar, no 7º mês aproximadamente.


Durante o período do desmame, não é indicado oferecer sobremesas, caso seja hábito da família, ser introduzidos bem mais tarde.




O desmame é uma fase muito importante para a formação dos hábitos alimentares, pois é quando a criança conhece a infinidade de sabores que a acompanharão pelo resto de sua vida. A seguir, sugestões para fazer o desmame de forma saudável.


1. A criança, desde que aceite, pode comer todo tipo de fruta ou tomar qualquer suco. Dessa forma aumenta-se as possibilidades dela se acostumar aos diversos sabores.


2. Iniciar a para salgada com os legumes, como batata,abobrinha e cenoura. Depois de três ou mais dias acrescenta-se a carne, que pode ser de qualquer tipo: bovina, de frango, de peixe ou vísceras.


3. A papa salgada deve conter de três a quatro alimentos diferentes. A mistura de mais sabores confunde a criança. O melhor é tentar não repetir a papa durante a semana, assim o bebê conhecerá mais sabores.


4. Os alimentos novos devem ser introduzidos um a um, gradativamente. Dessa maneira, fica mais fácil identificar alguma intolerância ou alergia. Por isso, não é recomendável misturar duas frutas para fazer  o suco - caso a criança tenha alguma alteração orgânica, fica mais difícil saber qual delas causou o desconforto.


5. Utilizar pequenas quantidades de óleo, sal e cebola para temperar as papas salgadas.


6. Cereais (arroz, milho), farinhas, batata, mandioca, mandioquinha e macarrão devem estar em maior quantidade, para dar volume e calorias.


7. No começo deve-se oferecer somente o caldo de feijão ou outra leguminosa (soja, lentilha e grão de bico) e, aos poucos, incluir os grãos amassados.


8. Os alimentos podem ser cozidos juntos, até restar pouca água, e só então amassados e oferecidos à criança.


9. Para amassar a papa o recomendável é usar o garfo e não batê-la no liquidificador nem passá-la na peneira. A papa liquidificada ou peneirada não estimula a mastigação nem permite que a criança aprenda conhecer os diferentes sabores, o que pode torná-la enjoada para comer futuramente.


10. Caso seja utilizado o ovo para substituir a carne como fonte protéica, deve ser usada somente a gema, antes dos 10 meses de idade.


A fase do desmame pode durar até os 12 meses,onde seu bebê passa a seguir a  dieta habitual da família, inclusive começa a consumir hortaliças cruas em pequenos pedaços.


Fonte: Crescendo com saúde- O guia de crescimento da criança. Maria Luiza de  Brito Ctenas, Marcia Regina Vitolo. 

2 comentários: